CRÔNICA: "A MELHOR COISA QUE NÃO ME ACONTECEU"

Oi pessoas, hoje trouxe pra vocês uma crônica de Martha Medeiros, que está presente no livro "Feliz por Nada". Gosto muito dos textos dela, espero que gostem também. Ela é colunista do Jornal Zero Hora e O Globo, suas crônicas falam sobre a felicidade, amizade, amor e no geral. 


É uma leitura muito agradável, eu amei e super recomendo pra vocês. A autora relata momentos vividos e a maneira que age diante deles e uma forma bem descontraída. 

Vamos à Crônica:

02 de agosto de 2009

Antes do ator Daniel Craig ser confirmado como o primeiro James Bond loiro do cinema, em 2006, havia uma onda de boatos que prenunciava Clive Owen no papel. Lendo uma entrevista com Owen, ele disse que essa foi a melhor coisa que nunca lhe aconteceu, pois quanto mais ele negava a informação, mais se falava sobre ele. É uma maneira de se divertir com o destino, mas a frase que ele usou é tão boa que deixemos o bonitão para lá e vamos adiante: qual foi a melhor coisa que nunca lhe aconteceu?

Comigo, acho que foi aos 14 anos de idade. Eu iria para a Disney com a família e alguns primos. Estava ansiosa pela viagem, quase não dormia à noite. Seria minha primeira vez no exterior, um acontecimento. No entanto, uns dez dias antes de embarcar, o governo estabeleceu um tal imposto compulsório que tonou a viagem proibitiva. Fim de sonho: não haveria grana para bancar a aventura. Os passaportes novinhos em folha foram para o fundo da gaveta e eu passei mais algumas noites sem dormir, só que dessa vez de tristeza. 

Era julho e minhas férias escolares se resumiram em ficar em casa. Porém, havia uma excursão do colégio para a Bahia, e muitas de minhas colegas de aula iriam. Pensei: nada mal como prêmio de consolação, trocar o Mickey pelo Pelourinho. O preço era uma merreca se comparado a uma viagem aos States. De ônibus até Salvador, imperdível! Virei, mexi, implorei, consegui a última vaga e fui. Resultado: voltei com meia dúzia de amizades tão fortalecidas que, até hoje, somos como irmãs. Tenho certeza de que se eu não houvesse viajado com elas, eu jamais teria entrado para o grupo a que pertenço com orgulho até hoje. A Disney foi a melhor coisa que nunca me aconteceu.

Fico imaginando as histórias que podem não ter acontecido com você. Namorar uma pessoa por oito anos e romper dias antes de subir ao altar: não ter casado pode ter sido a melhor coisa que nunca lhe aconteceu, vá saber o que o destino lhe ofereceu em troca. Ou você não ter passado num concurso. Nunca ter recebido a ligação que tanto esperava. Nunca ter recuperado um objeto perdido que o deixava preso a lembranças paralisantes. Ter ficado com fama de ter sido o grande amor de uma modelo espetacular: na verdade, ela nunca olhou pra você, mas um mal-entendido fez com que muitos acreditassem na lenda e até hoje você recebe os dividendos: foi  a melhor coisa que nunca lhe aconteceu. 

É uma visão generosa da vida: imaginar que os nãos acontecimentos fizeram diferença, que você está onde está não só por causa das escolhas que fez, mas também pelas especulações que nunca se confirmaram. Ao manter esse caráter desestressado, eliminamos a palavra derrota do nosso vocabulário e a alma fica mais aliviada, o que não é pouca coisa nesse mundo em que tanta gente parece pesar toneladas devido ao mau humor e ao pessimismo. Cá entre nós, viajar de Porto Alegre até Salvador de ônibus para passar três dias e votar, e achar isso uma beleza, é a prova de que ter o espírito aberto funciona.



E ai o que acharam? Qual foi a melhor coisa que não aconteceu com vocês?

Para mim foram muitas, dentre elas não ter feito faculdade de psicologia. Acho muito linda essa profissão, ainda pretendo fazer um dia, mas para as minhas necessidades não era a melhor escolha naquele momento. Fiz o vestibular, passei, mas na hora da matrícula ocorreu uma série de confusões e não consegui iniciar aquele semestre, fiquei muito aborrecida. Depois disso participei de uma feira de vestibular em outra universidade e dei de cara com o pessoal da comunicação que me explicou tudo sobre a profissão, e ali eu vi que era o que realmente eu precisava cursar para agregar ao que sempre gostei de fazer, que vai muito além do que eu pensava. Hoje estou no 6º período de Jornalismo e estou amando muuuuuuito. 

É isso gente, quero saber sobre as experiências de vocês. Beijos e até a próxima.

46 comentários

  1. Oii Monyque, tudo bem?
    Adorei a crônica! Ainda não conhecia este livro.
    Pois bem, já tive muitas situações de "melhores coisas que não me aconteceram",como, por exemplo, não ter entrado na faculdade e ter feito jornalismo,e optar por história! Amo o curso que estou hoje, e ainda pretendo um dia cursar jornalismo,mas não agora,é como ter me encontrado!
    Beijos, Tau
    versos-de-inverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, que bom que você está feliz com seu curso assim como eu :D Beijos :*

      Excluir
  2. Nunca havia ouvido falar neste livro, adorei a crônica!
    Poxa, é difícil lembrar agora qual foi a melhor coisa que não me aconteceu, sabe? Mas, eu fico feliz que você esteja cursando algo que você realmente gosta!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse livro.
    Beijinhooos. 💖
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecíamos a o livro,mas gostamos bastante da crônica!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ler é sempre bom.. basta tempo rsrs
    parece ser bastante interessante a cronica.
    Vidrinhos & Feminices
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Sou blogueira desde 2009 e quando entrei para este mundo fascinante, me apaixonei!
    Muito bom ter um espaço para se manifestar e dar vazão à criatividade.
    Não abandone mesmo tendo pouco tempo, se fizer vai sentir falta.
    Lindo blog
    Beijos
    Blog Selfie Nails
    Instagram - Facebook - Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, quando deixei o outro blog senti muita falta por isso voltei. Sucesso pra ti, beijos :*

      Excluir
  7. Gostei da crônica Monyque e me identifiquei com muitas coisas relatadas pela Martha Medeiros. Tudo tem um motivo pra acontecer, até mesmo aquilo que de primeiro momento parece ser negativo. Há alguns anos iria fazer um curso técnico de contabilidade e acabei desistindo. Hoje consegui me encontrar na faculdade de Segurança do Trabalho e ano que vem estarei formada, com fé em Deus. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Que bom que gostou do curso que fez, logo estará formada exercendo a profissão :D
      Beijos :*

      Excluir
  8. Ler não tem sido o meu forte ultimamente, tenho que voltar a fazê-lo!!
    Já estou a seguir o blog <3
    Beijinhos,
    A Tomé.
    https://atomedisseque.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, ler é muito importante :D
      Beijos :*

      Excluir
  9. Poxa difícil escolher a melhor coisa que não me aconteceu, fiquei super pensativa e só consegui nomear a melhor coisa que aconteceu na minha vida foi a compra do meu primeiro imóvel, fiquei tão feliz que não parecia ser real. Ainda estou esperando as chaves pois comprei na planta e a ansiedade aumenta a cada dia. Também teve o dia que consegui ingressar na faculdade pelo PROUNI e ganhei bolsa 100%. O dia da minha formatura também foi super feliz.
    Ahhh lembrei, talvez foi não ter entrado pra faculdade de enfermagem, será?? Ainda não sei!
    Adorei o post, me fez pensar muito.
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantas coisas maravilhosas, parabéns e sucesso sempre :D
      Beijos :*

      Excluir
  10. Amei a crônica, faz a gente olhar com olhos otimistas tudo oq acontece a nossa volta. Fiquei pensando em muitas coisas na minha vida e graças a Deus não aconteceram rs
    Charme-se

    ResponderExcluir
  11. Hey tudo bem? Olha, sempre tive vontade de ler mais coisas sobre a Martha, mas sempre tem algo que acabo fazendo e deixando isso de lado. Mas com essa crônica que você postou dela, mds, que incrivel. Essa linguagem fácil, esse tema lindo falando sobre destino e que devemos encarar as coisas da melhor forma possivel, simplesmente um texto incrivel.
    Quando geralmente algo da errado na minha vida eu fico triste por não ter saido como planejado, mas depois se parar pra pensar, foi a melhor coisa que não me aconteceu. E pensar assim é uma forma legal de ver a vida, de que pode acontecer coisas boas mesmo quando os planos dão errado.
    Já aconteceu várias coisas do tipo na minha vida. Por exemplo quando eu entrei para o ensino médio em uma escola profissionalizante, eu ia para uma escola regular mas ai meus amigos me pressionaram pra que eu fosse pra profissionalizante, eu achei que nem ia passar e nem ia valer a pena, e estava muito enganada kkk Passei como uma das primeiras colocadas, fiz amizades incriveis, estudo bastante é super cansativo, mas evolui muito de uma forma que nem imaginava. Sem falar que o curso tecnico que faço é informatica, uma área que sempre gostei e que estou amando muito. Ou seja, entrar em uma escola regular foi a melhor coisa que nao me aconteceu.
    Adorei sua postagem, não vejo a hora de ver mais crônicas e postagens desse tipo no seu blog. Amo muito!!
    Beijos

    https://blogimaginantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade flor, quando a gente quer muito algo fica triste quando não dar certo, mas devemos fazer como você fez, entender que aquilo não era a melhor coisa e esperar a que realmente são necessárias. Quantas coisas maravilhosas aconteceram hein!! Obrigada pela visita :D Beijos :*

      Excluir
  12. Ooi ainda não conhecia o livro, mas gostei do enredo nos mostra que devemos ser otimistas.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br/
    Facebook: Bella Página
    Instagram: Bella Página

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Que ótimo, leia sim, é maravilhoso :D
      Beijos :*

      Excluir
  14. Eu amei o post!Me fez refletir,fiquei curiosa para ler o livro.Adorei seu blog.Um beijo.
    Princesa de realeza

    ResponderExcluir
  15. Olá, Monyque.
    Quando a gente olha para trás, tem tanta coisa boa que aconteceu por outras não terem acontecido. Eu posso enumerar várias que vem a minha mente. Mas são coisas que só percebemos depois, no momento é muito frustante hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro, aparenta ser maravilhoso.
    Ótima resenha.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adorei! Quero muito ter a oportunidade de ler. E sobre sua trajetoria: te entendo. To indo pro 2º periodo de Comunicação Social, mas sempre quis Jornalismo puro sabe? Mas como Comunicação foi o que estava dando pra mim, acabei me apaixonando pela vasta área e me sinto mais feliz vendo o Jornalismo com a perspectiva geral da Comunicação!

    Beijos,
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, bem legal né quando a gente se surpreende com o que achava não ser a melhor coisa. A área da comunicação é mesmo muito ampla, dá pra se engajar em várias coisas :D
      Beijos :*

      Excluir
  18. Ainda não conhecia esse livro mas sabe que gostei ? Mais um pra listinha , imensa no caso kkkkkkk
    Beijos

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou :D Minha lista também anda assim kkkk
      Beijos :*

      Excluir
  19. Eu amo as crônicas dela :3 To louca por esse livro!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  20. Li muito pouco da Martha Medeiros na vida, mas sei o quanto ela é uma referência muito forte. Você escolher uma ótima crônica dela <3

    beijos

    Psicose da Nina | Instagram
    Colunista no Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  21. A melhor coisa que nunca me aconteceu foi não ter aberto curso na faculdade que fiz o vestibular, por falta de alunos mesmo, porque se eu estivesse na faculdade não teria viajado com minhas amigas para Fortaleza mês passado ><
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal né, no fim ocorreu melhor do que imaginava :D
      Obrigada pela visita, beijos :*

      Excluir
  22. Adorei a crônica!
    Acho escrita da martha medeiros sensacional, e quero muito ler este livro também!

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, é sensacional mesmo :D
      Beijos :*

      Excluir